Conheça a odontologia do futuro
Cirurgião-dentista, como será a odontologia do futuro? Essa é com certeza uma pergunta que você já se fez ao longo do tempo, seja você um recém-formado ou profissional com anos de história na área. Ao analisar as tendências do próprio mercado, podemos supor algumas transformações possíveis. Para conferir quais são elas, continue a leitura deste blog.
Odontologia do futuro: 4 ideias sobre o mercado no decorrer dos próximos anos
1. Ao total seremos meio milhão de profissionais
Pensar sobre a odontologia do futuro é entender que a cada ano muitos profissionais entram no mercado. Por isso que, uma das estimativas para ao longo dos anos é que existirão mais de meio milhão de dentistas no Brasil. Isso significa mais oferta e valores mais baixos nos tratamentos, o que garante uma maior procura da população pelos serviços odontológicos.
2. Investimento em franquias odontológicas
Determinados mercados, todos eles mais maduros em comparação a odontologia e gestão, contam com uma sólida quantidade de franquias. Normalmente, elas correspondem entre 25 a 40% do mercado.
Portanto, no Brasil não será diferente, as grandes redes de clínicas e franquias serão responsáveis por uma parte no mercado mais relevante do que hoje. Vale ressaltar que as franquias são ótimas alternativas para você cirurgião-dentista que deseja gerir seu próprio negócio com um suporte qualificado e com troca de parte do seu faturamento.
3. Crescimento da Odontologia Estética
Uma das áreas da odontologia que mais cresce nos últimos anos, é a estética. Aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e bichectomia são alguns dos procedimentos mais procurados pelas pessoas.
Para ter uma ideia, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e do Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o segundo país com maior mercado estético do mundo.
Uma das justificativas para o sucesso da área no país é que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regularizou a prática como especialidade odontológica em 2018. Por esse motivo, o mercado estético quintuplicou de tamanho nos últimos três anos. E as expectativas são ainda melhores para os próximos, tornando o Brasil o maior mercado da área no mundo.
4. Inserção da tecnologia
A odontologia do futuro é pensar em consultórios digitais com a inserção de softwares odontológicos que estarão presentes em 90% de todas as clínicas do Brasil.
Hoje, essa é uma realidade que algumas clínicas já adotaram, seja pelo fato dos locais estarem mais preocupados com a gestão ou até mesmo pelo fato de estarem oferecendo soluções mais completas e interessantes ao paciente.
Mais alguns dos exemplos da inserção da tecnologia nos consultórios odontológicos é a facilidade de emitir um boleto, ter uma maquininha integrada ao financeiro ou confirmar uma consulta automática via WhatsApp. Todas essas alternativas ajudam muito o dia do dentista, além disso, entregam valor com um investimento relativamente baixo.
Essas são algumas tendências que irão fazer a diferença ao longo dos próximos anos na odontologia do futuro. Gostou das dicas? Para conferir muitos outros conteúdos como este, siga as redes sociais do IOA São Paulo: Facebook e Instagram.