Com a correria do dia a dia, um dos grandes desafios do cirurgião-dentista é conseguir aumentar a produtividade na odontologia. Afinal, são diversos os desafios diários para conciliar o consultório com o atendimento dos pacientes. Há muitos profissionais talentosos e competentes, no entanto contam com a dificuldade em gerenciar o próprio tempo para dar conta de tudo.
E para que isso não ocorra com você, nós do IOA ITC São Paulo preparamos este conteúdo especial com dicas para aumentar a produtividade na odontologia e ter excelentes resultados no seu trabalho.
Continue a leitura e confira.
5 dicas para aumentar a produtividade na odontologia
1. Inicie pela organização da clínica
Engana-se quem pensa que produtividade não está relacionada com organização. Sim, para conseguir dar conta de todas as tarefas sem dor de cabeça é essencial não ter um ambiente bagunçado. Logo, organize os prontuários e documentos em arquivos, hoje, com a tecnologia, isso se tornou ainda mais fácil.
E isso vale também para os objetos e materiais da clínica. Guarde eles em armários específicos, de preferência com nomeados, para facilitar na hora da procura. Além disso, não esqueça de realizar a limpeza do local toda semana.
2. Tenha uma agenda de anotações
Essa agenda não precisa ser física: a virtual tem a mesma validade que a anterior. Ter uma agenda com todas as tarefas do dia ajudará você na organização e para aumentar a produtividade na odontologia.
Com isso, é possível se planejar melhor e ter uma rotina mais eficiente e agradável. Se alguma consulta ou atividade do dia precisar de maior estudo ou preparo de material, por exemplo, a agenda será uma grande aliada.
3. Realize o treinamento da sua equipe
Dependendo da estrutura da sua clínica, a equipe pode contar com assistente e secretária. No entanto, é necessário oferecer treinamentos e cursos de capacitação para que esses profissionais possam ser pró-ativos na realização das tarefas. Contar com uma equipe preparada e alinhada ajuda no seu trabalho e permite o aumento da sua produtividade na odontologia.
4. Utilize softwares para auxiliar no dia a dia
Quando o assunto é produtividade na odontologia, outra dica importante é contar com um software de gestão. Há no mercado ótimas opções em que é possível concentrar todos os dados e arquivos do clínica em um só sistema, o que facilita na organização das tarefas do dia a dia. Além disso, o programa também auxilia a definir a agenda de pacientes, checar dados com tranquilidade e reduz a perda de tempo e retrabalho.
5. Faça intervalos
Por fim, um dos itens fundamentais para produtividade na odontologia é ter um tempo para descansar, o conhecido intervalo. Faça pequenas pausas durante os atendimentos (cerca de 10 a 15 minutos) e utilize esse tempo para comer, se alongar e tomar uma água ou café. Pode parecer uma dica simples, porém faz toda a diferença.
Que tal implementar essas dicas no dia a dia? Siga esses exemplos e veja como será um diferencial e tanto para o aumento da sua produtividade na odontologia. Gostou das dicas? Siga as nossas redes sociais e confira muitas outras: Facebook e Instagram.